-
Arquitetos: Woo-projects Architects
- Área: 117 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yoon Joonhwan, UrbanRecord, Kim Yongkwan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena e simples capela foi construída no local onde nasceu o Padre Thomas Choi (1821-1861). Em 2016, o Vaticano proclamou oficialmente o Padre Thomas Choi como uma figura 'venerável'. A capela é uma interpretação moderna da Caverna Jungnimgul, onde ele passou seus últimos anos. Ela é um lugar que acolhe todos os visitantes, independentemente de sua fé, para momentos de autorreflexão.
Como este lugar é diferente de outros locais sagrados? Como o Padre Choi será lembrado neste lugar? Essas perguntas precisam ser respondidas do ponto de vista arquitetônico. O local, que agora está vazio, exceto por um grande pé de caqui, parece indicar a direção para este espaço sagrado. Em vez de preencher o local com uma grande construção, os alojamentos residenciais devem ser o mais discretos possível, deixando a maior parte do espaço livre. Em vez de sobrecarregar a paisagem que há muito tempo molda este espaço, a capela deve buscar preservar sua memória. Como os caminhos não iluminados que ele percorria à noite, uma escuridão brilhante, em vez de uma luz intensa, é mais apropriada para este lugar.
A Capela Memorial do Nascimento de Thomas Choi recria a cena da Caverna Jungnimgul. Ela captura com precisão a atmosfera fechada e cavernosa, o interior rústico, a escuridão brilhante e o altar rebaixado. A capela foi construída como um edifício pequeno, minimalista e vazio, voltado para o local de nascimento de Thomas Choi. A longa aba que primeiro recebe os visitantes é um elemento importante para a sustentabilidade da capela desocupada e imita a aparência e função típicas das abas coreanas, voltadas para o local de nascimento.
O mapa estelar "Cheonsang Yeolcha Bunyajido", desenvolvido na era Chosun, está esculpido no teto para recriar como o Padre Choi pode ter caminhado e contemplado as estrelas em muitas noites. Para o Padre Choi, que percorreu cerca de 90.000 li (aproximadamente 35.000 km) a pé ao longo de 11 anos, o 'Cheonsang Yeolcha Bunyajido', que mapeia as estrelas do céu noturno coreano, foi seu amigo e companheiro durante essas jornadas noturnas. O altar de pedra abaixo foi feito com a rocha que antes estava no pátio da casa paroquial no Santuário de Darakgol.
Enquanto os visitantes percorrem o corredor estreito e sinuoso que liga a entrada ao interior da capela, eles se adaptam gradualmente à escuridão até chegarem ao espaço completamente escuro. As paredes deste corredor foram feitas com bambu estampado, utilizando bambus de 60 mm de diâmetro. Esse padrão foi criado manualmente, sem moldes de metal, devido à localização isolada e ao orçamento limitado. O fluxo horizontal contínuo que percorre o interior e o exterior das paredes se reencontra ao redor do altar. Todos os visitantes poderão apreciar a dedicação do Padre Choi em suas jornadas noturnas solitárias através desta capela, que convida todos, independentemente da religião, a um momento de autorreflexão, integrando-se harmoniosamente à paisagem.